Frente fria espalha chuva sobre o Brasil no feriado prolongado
Feriadão de Corpus Christi terá frente fria causando o retorno da chuva sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. As mudanças no tempo começam no Rio Grande do Sul na quinta-feira. Mas é na sexta-feira, 17, que a frente fria vira o tempo de vez no Sul do Brasil e já começa a influenciar algumas áreas no Centro-Oeste e no Sudeste. Confira os detalhes da previsão para cada Região do país
Região Sul
O feriado prolongado no Sul do Brasil começa com tempo bastante instável. A formação de uma nova frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva na quinta-feira sobre quase todo o Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, as pancadas de chuva começam na noite de quinta.
Mas é durante a sexta-feira, 17 de junho, que a nova frente fria deixa o tempo instável. A previsão é de predomínio é de céu nublado e muitas pancadas de chuva no Sul do Brasil, com risco de temporais nos três estados. A temperatura entra em declínio.
No fim de semana, a frente fria se afasta e o tempo melhora. O sol reaparece no sábado em praticamente toda a Região Sul. Esfria bastante na fronteira com o Uruguai e pode voltar a gear.
No sábado, ainda tem previsão de chuva para o litoral de Santa Catarina, para o Vale do Itajaí, em Curitiba e no leste e norte do Paraná. Para o domingo, a previsão é de sol e frio no Sul do Brasil, com possibilidade de geada nas áreas serranas.
Região Sudeste
O feriado prolongado de Corpus Christi começa com bastante sol na Região Sudeste, mas uma frente fria vai mudar o tempo a partir da sexta-feira.
Para a quinta-feira, 16 de junho, a previsão é de bastante sol em toda a Região Sudeste. Alguma nebulosidade pode surgir durante o dia, mas só há previsão de algumas pancadas de chuva para o litoral do Espírito Santo. Mesmo assim, o sol aparece por lá.
É na sexta-feira, 17, que o tempo começa a mudar em São Paulo por causa da chegada da nova frente fria. As cidades no centro-oeste e sul de São Paulo já terão várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Na Grande São Paulo, na região da Baixada Santista e de Sorocaba, a chuva vem à noite.
Durante o sábado, 18 de junho, o tempo vai ficar muito instável em todo o estado de São Paulo. Serão várias pancadas de chuva ao longo do dia e com risco de chuva forte, incluindo o litoral e a Grande São Paulo.
Também no sábado, esta frente fria provoca pancadas de chuva a partir da tarde no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e em todo o centro-sul do estado do Rio De Janeiro, incluindo o Grande Rio e as áreas serranas.
Nas outras regiões de Minas, do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sábado ainda será um dia com bastante sol e até calor durante a tarde.
No domingo, a frente fria avança um pouco mais e começa a mudar o tempo no Espírito Santo. A nebulosidade aumenta e tem previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia
As áreas de instabilidade continuam a se formar sobre o Rio de Janeiro na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e também no estado de São Paulo. Essas áreas ainda terão pancadas de chuva no domingo principalmente na madrugada e a partir da tarde.
Região Centro-Oeste
Chuva em junho é rara no Centro-Oeste do país. Mas esse ano está diferente e justamente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, outra frente fria vai causar chuva em lugares que normalmente não choveria nesta época do ano.
Durante a quinta-feira, 16 de junho, o sol vai aparecer forte em toda Região Centro-Oeste. Mas tem previsão de pancadas de chuva para o centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, e para o oeste e noroeste de Mato Grosso.
Durante a sexta-feira, 17, Goiás, o Distrito Federal e a maioria das áreas de Mato Grosso terão muito sol e calor durante a tarde. Mas a nova frente fria causa chuva forte sobre o estado de Mato Grosso do Sul e também no oeste e no sul de Mato Grosso. Cuiabá e Campo Grande podem ter chuva moderada a forte, o que não é comum nessa época.
Já para o sábado, 18 de junho, a previsão é de que as áreas de instabilidade da frente fria provoquem muita nebulosidade e chuva em quase todo o Mato Grosso do Sul, em Goiânia e no centro-sul de Goiás, em Cuiabá e em várias áreas no centro-oeste e no sul de Mato Grosso. Há risco de chuva forte em Cuiabá e em Campo Grande. No sul de Mato Grosso do Sul, o dia amanhece nublado e depois o sol pode aparecer, entre muitas nuvens. Ainda não deve chover no norte e leste de Mato Grosso, no Distrito Federal e no norte de Goiás.
Para o domingo, a previsão é de enfraquecimento da atividade da frente fria sobre o Centro-Oeste do Brasil. O sol predomina sobre o centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e também em Mato Grosso. Mas pancadas de chuva ainda devem ocorrer no sul de Goiás e em várias áreas de Mato Grosso do Sul, principalmente no centro-leste do estado.
Região Norte
Durante o feriado de Corpus Christi, o tempo na Região Norte do Brasil volta a ficar como se espera para esta época do ano. O ar seca novamente no Tocantins, em todo o centro-sul e leste do Pará. Essas áreas terão muito sol durante todo o feriado prolongado, com temperaturas entre 34°C e 36°C durante a tarde e gradual queda dos níveis de umidade no ar. No fim do feriadão, várias áreas no Tocantins já poderão estar com o níveis de umidade entre 21% e 30%.
Estados como o Amazonas, o Amapá, Roraima, Rondônia e também o Acre terão pancadas de chuva com raios especialmente à tarde e à noite. Várias pancadas poderão ser fortes.
No Acre, o sol predomina na quinta-feira e só há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na região de Rio Branco. Mas nos outros dias do feriadão, as pancadas de chuva poderão ocorrer especialmente à tarde e à noite.
Capitais como Boa Vista, Manaus e Macapá estão sujeitas a chuva forte.
Região Nordeste
Na Região Nordeste do Brasil, o feriado prolongado de Corpus Christi será marcado por mais pancadas de chuva no leste da Região.
Para quinta-feira, 16 de junho, a previsão é de várias pancadas de chuva e períodos com sol no leste e nordeste da Bahia, em Sergipe Alagoas, Pernambuco, Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará e também no litoral do Piauí e do Maranhão. O interior dos estados do Maranhão Piauí e da Bahia passam a quinta-feira com muito sol e calor, com níveis de umidade que podem ficar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia
Para a sexta-feira, 17 de junho, a previsão é de que a chuva se concentre no leste do Nordeste. As pancadas de chuva vão continuar desde o leste do Rio Grande do Norte até o nordeste e o litoral da Bahia. Chove inclusive em áreas de sertão de Sergipe e de Alagoas. Capitais como Maceió e Recife serão as mais sujeitas a ter chuva de forte intensidade. O litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará terão pancadas de chuva, mas com bastante sol ao longo do dia. O restante do Nordeste tem bastante sol e tempo seco
Tanto na quinta quanto na sexta-feira as cidades como Caruaru e Campina Grande, onde ocorrem grandes festas juninas, terão tempo instável, sujeito a chuva a qualquer hora.
Durante a sexta-feira, 17 de junho, o sol vai predominar no interior do Maranhão, do Piauí, no sertão de Pernambuco e em toda Bahia. Temperaturas bastante elevadas, em torno dos 36°C ou 37° C, devem ser observadas e com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.
As pancadas de chuva vão continuar acontecendo no litoral do Maranhão, do Piauí, em todo Ceará e também no litoral leste do Rio Grande, na região de Natal, no leste da Paraíba, de Pernambuco, em Sergipe e Alagoas. Há risco de chuva forte na região de Maceió.
Durante o domingo, 19 de junho, o tempo não vai mudar muito em relação ao sábado. O sol vai predominar sobre a Bahia, no interior do Maranhão e do Piauí.
As pancadas de chuva serão frequentes no litoral do Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no centro Leste de Pernambuco em Alagoas e Sergipe e também no litoral norte da Bahia.

Deixe seu comentário